segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O SENHOR É MEU PASTOR


Olá amados!


Como foram de fim de semana? O meu foi corrido, um pouco "engordativo", mas muito abençoado! Sabe como é aniversários, chá de panela, e despedida dos pastores da igreja onde frequento, ele esta indo para outra igreja, mas aqui mesmo em Curitiba, ainda bem, porque quando a saudade bater é mais facil de resolver!Mas valeu a pena tudo, cada um dos eventos feito com muito carinho, e sempre na companhia de pessoas queridas, não teve como ser ruim!


Hoje quero colocar aqui um dos Salmos mais conhecido da Bíblia o Salmo 23, porém muitas pessoas fazem uma interpretação errada dele.





"O Senhor é o meu Pastor" Isto é relacionamento! Quando dizemos que o Senhor é nosso Pastor, estamos afirmando que nossa vida é guiada e conduzida por Ele! O Pastor cuida da ovelha para que ela não se perca! 
"Nada me faltará",  Isso é provisão, porém muitas pessoas entendem errado este trecho quando Davi disse "nada me faltará", quiz dizer que assim como não faltariam coisas boas, também não faltariam as coisas ruins, que iria ter bonança, mas também ira ter muita luta.

"Caminhar me faz por verdes pastos" Isto é descanso, imagine uma pessoa pessoa deitada numa grama verdinha, dá a impressão de conforto, de mansidão, de tranquilidade. Todas as suas necessidades são preenchidas a todo o momento no tempo, e em todo ponto do espaço!

"Guia-me mansamente a àguas tranquilas" Isto é refrigério!Temos a tranqüilidade da presença do Pastor e saber que está nos protegendo! Não um corrente perigoso, mas também não água parada.Nosso mundo está cheio de pessoas com sede - mas tristemente muitos vão para tentar saciar a sede em lugares sem valor.


"Refrigera minha alma" Isto é cura!Como ovelhas estamos muitas vezes podemos ir em caminhos errados! Na vida cristã Cristo sempre quer:
a. Nos restaurar à nossa posição no rebanho
b. Nos restaurar à proteção do curral
c. Nos restaurar ao lugar da comunhão


"Guia-me pelas veredas da justiça" Isto é direção! Depois de descanso, refresco e restauração vem a nova direção!
Não podemos ficar parados na vida cristã!
Nesta nova direção nos guia onde?
Nas “Veredas da justiça”.

 

"Por amor de seu nome" Isto é propósito!
"Amar a Deus acima de todas as coisas!"
Deus quer ver progresso em nossa vida cristã! Por isso temos tantas ilustrações da vida cristã no NovoTestamento é um caminhar, uma corrida, uma batalha.A lição importante é que o Senhor deseja nos guiar nesta nova direção.


"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte" Isto é provação!Muitos cristão eram perseguidos, por levarem a Palavra, mas mesmo correndo risco de vida, permaneceram fieis até o fim.
"Eu não temeria mal algum"Isto é proteção!
Não temeremos mal lagum, não porque merecemos ou pelo tamanho da nossa Fé, mas sim pela Fidelidade de Deus. Sabemos que Deus é Onisciente, Onipotente e Onipresente. Sabemos do Poder do Senhor à que servimos!
"Porque tu estás comigo" Isto é fidelidade! Davi sabia muito bem o que significava isso, pois quando derrotou o Gigante Golias, sabia que conseguiria vence-lo porque Deus estava com ele.
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mateus 11:28)


"A tua vara e o teu cajado me consolam" Isso é confiança!
Vara - para defender as ovelhas contra agressores

"Unge a minha cabeça com óleo" Isto é consagração!
Os profetas e sacerdotes eram ungidos com óleo.Era o sinal de foram escolhidos por Deus.
Óleo - muitas vezes símbolo do Espírito Santo. Habita em todo Filho de Deus mas nem sempre deixamos que Ele age em nós!
Cajado - O Bom Pastor faz estas duas coisas em nossas vidas assim andaremos seguros e na direção certa!

"Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos"
Isso é esperança, é certeza da justiça de Deus! Davi tinha-os em abundância - nações de longe e mesmo dentro do seu palácio real (Absalão).

E nós também temos:

-O Mundo 1 João 2:15-17
-A Carne Gal. 5:24-25; 6:7-8 
-O Diabo

"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando comoleão, buscando a quem possa tragar;" (1 Pedro 5:8)

"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6:12)
"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele."

"E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito". (Gálatas 5:24-25)



"E o meu cálice transborda"
Isto é abundâcia!
Transbordar é estar cheia do Espírito Santo de Deus. 


"Assim como um cálice enchido de uma fonte perene transbordará a nossa vida cheia do Espírito transbordará em fruto para Deus. (Gal. 5:22-23).


"Certamente que a bondade e a misericordia me seguirão todos os dias da minha vida"
Isto é benção!
Somos salvos e redimidos pela Misericórdia e Graça de Deus!

"E eu habitarei na casa do Senhor"
Isto é segurança!
Quando construímos nossas vidas na rocha, que é Cristo!


"Por longos dias"
Isto é eternidade, é vida com Deus para sempre.
Deus pensou em tudo desde o começo. Ele está no controle das nossas vidas, dos nossos sonhos e projetos, como também das nossas emoções, dos nossos sentimentos, além da nossa saúde física e mental quando "deixamos" Ele nos conduzir.
Porque lutamos tanto para nos entregar ao Criador?
Porque insistimos em não nos consagrar mais profundamente a Ele?
O Deus que nos criou conhece a nossa essência, sabe o quanto somos frágeis e certamente conhece os nossos problemas e nossas dificuldades.


"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça." (Isaías 41,10)


Um comentário:

  1. estava aqui a ler as ultimas postagens.... só tenho duas coisas a dizer:
    *Este blog está recheado de ensinamentos..
    *Obrigada por este cantinho tão especial e que tão bem me faz...

    Amo-te maninha!

    ResponderExcluir