quinta-feira, 31 de março de 2011

PORQUE É TÃO DIFICIL PEDIR PERDÃO


Porque as pessoas tem tantas dificuldades em perdoar?

Esta semana conversando com uma amiga, que tinha brigado com o marido, e ela disse que a pior coisa para ela é ter que pedir perdão, pois sabia que o motivo da briga era por um erro dela.
Fiquei me perguntando porque temos dificuldades em pedir perdão? Deveria ser ao contrário, deveriamos é ter dificuldade em ofender as pessoas.
As pessoas preferem ficar aprisionadas ao sentimento da ofensa, ao invés de se livrar de uma vez desse sentimento.
Li um livro onde uma moça tinha uma depressão que ninguém conseguia tirá-la do quarto, até que um dia um rapaz cristão foi chamado para tentár ajuda-la.
Ele orou fervorosamente por ela, então acabou descobrindo que há 10 anos ela havia brigado com o pai, e desde então não falava mais com ele.
Foi dificil, mas ela conseguiu pedir perdão a ele. Foi emocionante o reencontro e a reconciliação. Depois desse dia nunca mais ela teve as crises de depressão.
A Ofensa aprisiona, não deixa você viver, suga suas forças.



Na Biblia Pedro pergunta a Jesus:

"Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.
Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.
Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas." (Mateus 18, 21-35).

Jesus fala da importância de perdoar as ofensas sofridas e as cometidas também.
Se você tem dificuldade em perdoar, abra seu coração para Jesus, peça a ele força, mas não deixe este sentimento crescer no seu coração e na sua vida.
Geralmente queremos que as pessoas nos perdõem por nossas falhas, mas quando é a nossa vez de perdoar, não temos força sulficiente para vencer essa barreira.
Neste trecho da Biblia, onde Pedro pergunta para Jesus quantas vezes devemos perdoar uma ofensa, e Jesus diz que devemos perdoar 70 vezes 7, isso significa que devemos perdoar todas as vezes que fomos ofendidas.
Depois Jesus narra a história de um rei que perdou a divida de um servo que não tinham condição de pagar. Porém ao invés desse servo usar da piedade com seu companheiro como o rei fez com ele, não, ele foi impiedoso e não quis saber de perdoar a divida. O Rei que ficou sabendo da história ficou indgnado e então lhe cobrou toda a divida que havia perdoado.

Ao orarmos o "Pai Nosso" dizemos " perdoai nossas dividas (ofensas), assim como perdoamos nossos devedores "! Se você não perdoa, como quer que as pessoas te perdoem também.


Pense nisso!


Uma quinta-feira abençoada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário