segunda-feira, 4 de abril de 2011

O PESO DE NÃO PERDOAR!!



“Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês”. (Lucas 6:37)

PERDOAR o palavrinha que muitas vezes é dificil em colocar em ação.

João Wesley conversava com o general James Oglethorpe quando este declarou "EU NUNCA PERDÔO". Wesley replicou: "ENTÃO ESPERO QUE NUNCA PEQUES"!

Quem nunca teve dificuldade de perdoar ou de perdir perdão "que atire a primeira pedra"! Não é de hoje que PERDOAR tem sido discutido, mesmo que você não seja cristão, já deve ter sentido o peso disso. Na Bíblia temos muitos exemplos sobre o perdão, e sobre a falta de perdão.
A verdade é que quando deixamos de perdoar ou de pedir perdão, é como se tivessemos que carregar uma carga a mais, uma pedra a mais. E como essa "pedra" pesa!

Há alguns meses atrás, fui impactada por uma mensagem de Deus, dizendo que eu deveria pedir perdão à algumas pessoas especificas. Não que eu, no meu entendimento, tivesse feito algo para tal atitude.Mas mesmo assim resolvi obedecer a Deus e escrevi um email pedindo perdão, e contando um pouco de como Deus me mandou essa mensagem onde Ele resaltava a importância do PERDÃO.



Ao pedir perdão tive que enfrentar outros dois sentimentos "monstros". O ORGULHO  e a VERGONHA. Tenha certeza apesar de diferentes, eles andam juntos e a união dos dois resulta em FALTA DE PERDÃO. São eles que nos impedem de de fazer muitas coisas, e PERDOAR está no rol desta lista.

O Orgulho diz que você é muito bom, que você não fez nada de errado, te dá a "falsa" sensação de que você é MAIS importante, MAIS correto. Enfim ele faz com que as "virtudes" que você acha que tem e que julga tão importantes que te leva  "alto", fora de alcançe das pessoas!

E a Vergonha, te faz se sentir inultil, pequeno, sem valor. A vergonha te condena, te faz sentir pior! Ela usa uma lupa para aumentar seus defeitos, e você acredita nela, e começa a se achar e se sentir "a pior das criaturas"!
Ela te leva tão fundo, que as pessoas talvez não conseguiram ouvir a sua voz!

Apesar de diferentes, o Orgulho e a Vergonha são iguais, elas nos mantém afastadas de Deus e das Pessoas.

"Aqui se faz e aqui se paga", "Escreveu não leu, pau comeu", "Olho por olho e dente por dente", "Quem com ferro fere, com ferro será ferido", esses são ditados populares, que mostram claramente que a "sociedade" não sabe valorizar o PERDÃO.

Mesmo nós cristãos temos dificuldades em vencer essas barreiras. Visto que também somos pecadores, e a carne é corruptivel!



Perdão significa suprimir o que é devido, abandonar o ressentimento reabilitar a pessoa, desobrigar de um débito, retirar as queixas contra alguém que te magoou ! É abrir mão de descobrir quem está certo, e dar mais importância do que é CERTO. Perdoas é abrir mão de "pagar na mesma moeda" e agir com misericórdia!Perdoar pode não ser uma atitude fácil de se fazer, mas é o caminho certo a seguir. Caso você ache que isso vai além da sua capacidade, peça ajuda para Deus, para que Ele fortaleça o seu Amor ao Próximo.
Quando você escolhe por não perdoar, essa atitude acaba trazendo junto outros sentimentos que acabam pesando muito muito mais, como a mágoa, ressentimentos, infelicidade, amargura e muitos outros sentimentos ruins.
Tem pessoas que não conseguem achar motivo para serem felizes, pode ser porque eles se cercaram de tantos sentimentos ruins que não conseguem ver as coisas boas que podemos ter quando perdoamos.

Depois que envei o email pedido de perdão ás pessoas, me senti mais leve,como se tivesse feito uma faxina no meu coração eliminando pesos desnecessários, como se um espaço para coisas novas e diferentes.

“Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver alguma queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também”. Colossenses 3:13.

“Sejam amáveis e prontos para perdoar; jamais guardem rancor. Lembrem-se que o Senhor os perdoou, portanto vocês devem perdoar os outros”.

No livro de João diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eternaPorque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele!" (Jo 3,16-17)



Jesus morreu para que pudessemos ter relacionamento com o Pai, e para que TODO AQUELE QUE NELE CRÊ NÃO PEREÇA.Quando aceitamos Jesus como nosso UNICO SALVADOR, estamos justificados perante Deus e nossos pecados são perdoados.
Quem experimenta deste AMOR, e entende a mensagem da Cruz, procura ter uma vida de SANTIDADE, e de OBEDIÊNCIA ao Pai. Por isso é tão importante para nós aprender a Perdoar, assim como um dia fomos perdoados também.

E você tem obedecido os mandamentos do Pai?

Pense nisso.

Uma semana abençoada!

Um comentário: