quarta-feira, 20 de junho de 2012

PALAVRAS NÃO SÃO SÓ PALAVRAS





Palavras não são só palavras 
(Pr Ronaldo Alves Franco.)

Demorei um pouco para poder escrever este texto,pois não queria escrever aqui qualquer coisa, afinal o que vamos falar hoje é exatamente sobre isso a "responsabilidade das palavras".
Talvez você nunca tenha parado para pensar no assunto, mas vejo que as pessoas não tem noção do poder que tem as palavras.
No livro de Gênesis narra como Deus criou o universo, o céu e a terra e todas as coisas através de um comando.Foram palavras lançada por Ele.
No capítulo 1 versículo 1-3 diz:


"No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia:trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia soa face das águas. Disse Deus: "Haja Luz" e houve luz. "


Palavras tem o poder de influenciar


Deus deu ao homem autoridade nas suas palavras, autoridade que permite abençoar ou amaldiçoar. Na Bíblia podemos ver quão sério é isso,um exemplo que temos é ainda no livro de Gênesis na história que mostra claramente isso, quando Isaac vai dar a Benção ao seu filho primogênito Esaú, porém Jacó rouba a "Bênção" de seu pai, se passando pelo seu irmão gémeo. 
Quando o pai abençoava o seu filho primogênito, todos os seus bens, seus posses passava para o seu filho.


No Novo Testamento no Livro de Mateus, Jesus diz:

"O que entra pela boca não torna o homem impuro, mas o que sai da boca do homem que o torna imundo...Pois a boca fala do que o coração está cheio".


Não precisamos ir muito longe para notarmos o quanto as palavras exercem influência sobre as circunstâncias ou pessoas. A prova disso são os meios de comunicação, através do que passa nos programas, tele-jornais, programas de auditório, tudo poderá influenciar na opinião ou no comportamento dos telespectadores.
Assim como ir ao culto, podemos ser influenciados pelas palavras que fluem no altar através do Pregador. 
No Livro O Poder da Oração, o pastor E.M. Bounds diz: 


"O homem faz o pregador.Deus precisa fazer o homem."


Pois através da oração é que buscamos intimidade com Deus, para conseguirmos ouvir a voz do Espírito Santo.


"Nunca falará bem, e com sucesso real, aos homens em favor de Deus, aquele que não aprendeu bem como falar  com Deus  em favor  dos homens!"


Muitos não tem consciência do poder das palavras. 


AS PALAVRAS ACIONAM O MUNDO ESPIRITUAL.


As palavras tem poder, e acionam  mundo espiritual.


No Livro de Mateus 18,18 Jesus disse: 


"Digo-lhes a verdade.Tudo o que vocês ligarem na terra será ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra será desligado no céu!"


Essa ligação que Jesus fala, é feita através das Palavras. 
A maioria das curas e dos milagres de Jesus foram através de palavras.
O cego Bartimeu só conseguiu ser curado porque chamou Jesus no meio da multidão.
Quando Jesus ressuscitou Lazaro, foi através de palavras, chamando ele pelo seu nome.
No Antigo Testamento Elias quando ora para Deus para que não chovesse, Israel fica sem chuva por três anos. Depois ele ora novamente e Deus manda chuva.
Ana mãe do profeta Samuel, não podia ter filhos, e na visita ao Tabernáculo, ela faz uma promessa a Deus, que caso ela tivesse um filho, ele viveria para servir ao Senhor.
Essas são algumas das passagens onde estão registado a importância e o poder das palavras. 
Devemos buscar a "santidade" não somente no agir mas também no falar.


No Livro de Isaias diz:


"Porque assim como desce a chuva e a neve dos céu, e para lá não tornam, mas regam a terra e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come. Assim será a minha palavra, que sair da minha bica; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz e prosperará naquilo que a enviei." (Is 55, 10-11)






Quando buscamos uma vida de intimidade com Deus, Ele nos encherá com seu Espirito, que nos auxiliará nas decisões e atitudes a serem tomadas. Quanto mais buscarmos, mais conseguiremos ouvir a voz de Deus e seremos assim canal de bênção na vida das pessoas.


Graça e Paz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário