quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A IMPACIÊNCIA DE TER PACIÊNCIA

 Hoje a palavra aqui é um pouco diferente, quem preparou essa palavra foi uma pessoa muito especial na minha vida, DANIELA CAUNETO!
Além de uma grande amiga, tenho o privilégio de te-la em minha célula, e ser testemunha da transformação e edificação que Deus faz à aqueles que buscam seguir seu caminho. Procurei deixar exatamente como ela levou a Palavra na nossa célula. Tenho certeza que você será tocado e edificado na sua caminhada! Que Deus continue nos usando e que sejamos obedientes e fiel a Palavra do Senhor, Glória a Deus por tudo que vem fazendo em nossas vidas!


“Portanto, todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é Espírito” 2 Cor. 3:18
Isto significa que durante nossa vida na terra, estamos sendo transformados na mesma imagem (à semelhança de Cristo), enquanto amadurecemos de “glória em glória”.
Esta foi a palavra que Deus para a me deu para levar na célula, para refletirmos: Como anda nossa vida? Estamos sendo transformados?
Mas como falar sobre um assunto como esse quando estou me sentindo num lago, onde as águas não correm, mas permanecem paradas... quando parece que o meu caráter não está sendo transformado por Deus...quando estou caindo nos mesmos erros?!
Durante aproximadamente 2 meses agüentei uma pressão maior do que o normal no trabalho. Meu chefe estava me tratando com menos paciência e mais agressividade no falar. E isso me fazia também ser menos paciente e mais agressiva no falar, murmurar, reclamar. E eu achava que isso era pessoal. Tentava parar com isso, mas não conseguia... o que ele tinha contra mim?
Até que chegou a um ponto que eu não agüentava mais, a angústia estava tanta, que orar não bastava mais. Tive que clamar. Me humilhar na presença de Deus. Derramar lágrimas e lágrimas. Pedir que Ele desse uma solução para o caso. Perguntei a Deus se devia falar com o meu chefe, mas Deus não me autorizou. Isso me entristeceu, confesso! Mas a Palavra do domingo tinha sido a respeito da peleja ser do Senhor.
Dois dias depois de me humilhar na presença de Deus, conversando com os meus colegas de trabalho, percebi que não era a única incomodada, pois ele também estava os tratando da mesma forma. Isso de certa forma me conformou.
Restou então orar novamente, pedir sabedoria e autorização para falar com meu chefe. Dessa vez, tive um sim de Deus, e meu coração ao final estava transformado. A tristeza havia se transformado em alegria e a angústia em paz, a ansiedade em confiança.
A conversa foi mil vezes melhor do que eu esperava, pois chefe admitiu que não estava agindo de uma forma legal, e que isso não era só comigo. Acabou dando feedback e o céu ficou azul (literalmente, foi até um dia de sol em Curitiba, rs). Senti com o bálsamo derramado em meu coração.
Então, depois disso, na mesma noite, acabei perdendo o sono depois de ser acordada com uma mensagem, que fez meu celular vibrar. Então fui ler um pouco para ver se o sono vinha. Li um livrinho que, aliás, recomendo: “O que a Bíblia diz sobre a paciência?”, que já havia comprado há uns três meses e não tinha lido ainda. Depois de lê-lo entendi o porquê não lido antes... eu não estava preparada para entendê-lo.
Ele traz uma definição do que é a paciência e também a impaciência:
A paciência significa manter sob controle a sua ira por um longo tempo, suportando dificuldades por um longo tempo, esperando um longo tempo até que a bondade, verdade e justiça prevaleçam e se empenhar pó um longo tempo em busca da perfeição.
Já a impaciência é caracterizada pelo efêmero, pelo transitório, pela brevidade das emoções, da tolerância, da vontade de esperar pelo que é bom, verdadeiro e certo pela incapacidade de perseverar na tarefa de desenvolver um caráter e comportamento que honrem a Deus.
Outra definição importante é que a paciência está relacionada a pessoas, enquanto que a perseverança é a paciência com coisas e circunstâncias.
Eis alguns trechos do livro, que prefiro transcrevê-los em vez de explicá-los:
“A paciência envolve mais do que simplesmente agüentar o passar do tempo. Ela significa esperar por Deus em tempos de profundos problemas. Ela traz em si uma atitude de fé de que Deus tem o controle de todas as coisas de forma que podemos trazer nossas ansiedades a ele”.
“Perseverança é a paciência em movimento. A paciência é perseverar num trabalho secular que, exteriormente, parece quase não ter propósito espiritual algum. É viver a vida fielmente, confiando que se você fizer bem e honestamente o seu trabalho, com uma boa atitude e espírito amável, sem dúvida você está servindo a Deus”.
“A paciência não é um esperar desesperado com dúvidas, mas um esperar com esperança e certeza”.
Gálatas 5:22-23 nos mostra que a paciência é fruto do Espírito Santo. Paulo nos mostra uma lista de virtudes que acompanham a paciência: amor, alegria, paz, bondade, amabilidade, fidelidade, delicadeza, auto-controle, genuinidade, afeição, amizade, inocência, humildade, diligência, abnegação, fervor, esperança, piedade, generosidade, hospitalidade, empatia, simpatia, doçura, gratidão, justiça, sobriedade, reverencia, moderação.
Paulo também nos diz para alegrarmo-nos na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração (Rm 12:12).
Adel Bestravos diz que “Paciência para com os outros é amor. Paciência conosco mesmo é esperança. Paciência para com Deus é fé”.


Um dos trechos mais conhecidos da Bíblia, I Cor. 13:4-8, começa dizendo que o amor é paciente, é bondoso (...) Não maltrata (...) Não se ira facilmente (...) Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Ser paciente é a maneira de dizer por meio do comportamento: “Eu te amo”.
E a Bíblia está cheia de exemplos de paciência
  •  Noé construiu a arca durante 120 anos;
  • Abraão e Sara esperaram por muitos anos até poderem ser pais, e geradores da nação de Deus;
  •  Moisés foi paciente durante 40 anos em Midiã, após, por impaciência, ter matado o egípcio. Teve ainda que ser paciente por mais 40 anos enquanto andava pelo deserto;
  •  José foi paciente enquanto viveu no Egito, após ser vendido por seus irmãos, para poder ver o seu sonho de criança, em que seus irmãos se curvavam a ele, tornar-se realidade.

Davi também nos instrui sobre a paciência:

“Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal. Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal” (Sl. 37: 7-8)

Então, por que é tão difícil ser paciente? Por que tanta impaciência?


Aquele pequeno livrinho me mostrou que a impaciência é motivada por pensamentos egoístas, como: 
“O meu tempo é mais importante do que o seu”!
“Você não perceber que a sua lentidão está me irritando!”!
 “Se eu não me apressar, vou perder algo importante para mim”!
 “Eu não tenho tempo para me ocupar com o seu problema”. 
No âmago, a impaciência é um dos traços principais do egocentrismo. E o egocentrismo é uma marca de imaturidade.
Além disso, a impaciência até transforma coisas negativas em coisas piores.
“Ela transforma um calafrio em febre, a febre numa praga, o medo em desespero, a ira em uma tempestade, a perda em fúria e a tristeza em delírio” (Jeremy Taylor)
A impaciência traz conseqüências ruins como:
  • Morte prematura
  • Dor física e sofrimentos
  • Sonhos não realizados
  • Problemas nos relacionamentos pessoais
  • Paralisação do crescimento do caráter
  • Integridade comprometida
  • O desagrado de Deus
  • Perda do melhor do amor cristão
  • Perda do melhor por causa da busca de um prazer imediato

Após terminar de ler o livro, percebi que os dois meses, que pareciam um lago na verdade era como um rio de águas calmas que você não percebe que a água se move, mas ela está se movendo sim. 


E Deus estava tratando a minha paciência. E sei que esse é só o começo. Ainda há muito a ser tratado sobre ela, agora conscientemente. 
Buscarei então alcançar as virtudes da paciência, perseverante e com fé em Deus! 
Amém!
(By Daniela Cauneto)

Um comentário:

  1. Deus abençoe sua vida! Essa palavra foi muito edificante para mim.

    ResponderExcluir