segunda-feira, 28 de maio de 2012

"IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA!"



No capítulo 4 do evangelho de João há três lições, todas relacionadas ao evangelho:"como pregar""o que pregar" e "para quê pregar". A primeira mostra o espírito ou disposição na qual cristão deve levar as boas novas. A última ensina o objetivo da salvação de uma alma. Entre uma coisa e outra temos o evangelho propriamente dito, que envolve o reconhecimento de pecado e um encontro pessoal com o Salvador.


A chave para o "como pregar" está na palavra "necessário", ou "importa", do versículo 4 . Ali diz que era "necessário" Jesus passar por Samaria. A outra ocorrência da palavra "necessário" é no versículo 23, e é também a chave para o "para quê pregar". Lá diz que é "necessário" que aqueles que adoram a Deus o adorem em espírito e em verdade.

Por que era necessário Jesus passar por Samaria? Não era por ser o caminho mais curto entre a Judeia, que era o centro do Judaísmo, e a Galileia, habitada por gentios. Os historiadores dizem que os judeus preferiam uma rota mais longa passando pela Pereia só para evitarem atravessar a Samaria. Eles odiavam os samaritanos, e nem mesmo conversavam com eles, por estes praticarem uma versão pirata do judaísmo, deturpando a religião dos judeus.

Mas era "necessário" Jesus passar por Samaria por causa da mulher samaritana deste capítulo. Ela precisava conhecê-lo, pois salvar pecadores era uma prioridade na agenda do Salvador. É neste espírito ou disposição que o cristão deve pregar. É "necessário" que ele vá ao encontro do pecador perdido, mesmo que para isso precise deixar de lado seus preconceitos e intolerância.

A intolerância é um dos efeitos colaterais de quem professa qualquer fé e, no caso do cristianismo, temos dois mil anos de história e sangue derramado como prova disso. Não falo aqui da aversão ao pecado, ou às ideias e práticas contrárias à vontade de Deus. Isto deve caracterizar o cristão, pois é condizente com a santidade de Deus. Falo da intolerância e aversão à pessoa do pecador, ao ser humano. Deus abomina o pecado, porém ama o pecador. Se não amasse, como enviaria seu Filho para morrer por injustos? 


Em Romanos diz que alguém pode até dar a vida por uma pessoa boa, mas Deus demonstra o seu amor no fato de Cristo ter morrido por nós enquanto estávamos na condição de pecadores. Pense no pior bandido e pergunte a si mesmo se teria coragem de dar sua vida por ele, ou de entregar seu filho para morrer por ele. É preciso entrar neste sentimento para compreender até onde chegou o amor de Deus por você. Se não tiver essa compreensão você corre o risco de ter sua vida dirigida, não pela fé, mas pela intolerância religiosa.

( Mario Persona - www.3minutos.net )

QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, OUÇA


"QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, OUÇA" (Lucas 8,8)



Esta frase foi falada oito vezes por nosso Salvador antes da crucificação e nove vezes por nosso Senhor depois da ascensão. Dezessete vezes no Novo Testamento, Jesus Cristo ordena os salvos, os perdidos e a Sua igreja: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça".

Ouvir é uma coisa muito séria. 
A falha de ouvir é uma coisa muito grave. 
Por isso, Jesus Cristo repetia essas palavras mais vezes do que a própria mensagem da salvação: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça".
Para que ninguém passasse para a eternidade desprevenido, para que Deus fosse justo e todos os homens mentirosos, nosso Senhor clamava e a Bíblia clama também: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça".

Quem resiste as palavras de Deus, perde a capacidade de ouvir. basta abrir as Bíblias em Hebreus 5,11 pois está escrito

" Do (Cristo) muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus."




Outra vez em Mateus 13,15 está escrito:

" Porque o coração deste povo está endurecido, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os curei!. Por isso, advertemos: quem resite as palavras de Deus, perde a capacidade de ouvir, perde a capacidade de ver, perde a capacidade de aprender de Deus".

Ouvir é uma coisa muito sério e grave é a situação de quem não atenta para este mandamento singular:“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”

Outra vez em Mateus 13,15 está escrito:

"Porque o coração deste povo está endurecido e ouviram do mau grado com seu ouvidos, e fecharam seus olhos para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos e compreendam com o coração, se convertam,e eu os cure." 

Por isso, advertemos quem resite as palavras de Deus, perde a capacidade de ouvir, perde a capacidade de ver, perde a capacidade de aprender de Deus. Ouvir é uma coisa muito sério e grave é a situação de quem não atenta para este mandamento singular "QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR , OUÇA."

Quem persiste em resistir as palavras de Deus perder a vida. Em Jeremias 29 17-19 está escrito: 

"Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que enviarei entre eles a espada, a fome e a peste, e fá-los-ei como a figos podres que não se podem comer, de ruins que são. E persegui-los-ei com a espada, com a fome, e com a peste; e dá-los-ei para deslocarem-se por todos os reinos da terra, para serem uma maldição,e um espanto,e um assobio, e um opróbrio entre todas as nações para onde tiver lançado. Porquanto não deram ouvidos às minhas palavras, diz o SENHOR, mandando-lhes eu os meus servos, os profetas, madrugando e enviando; mas vós nãos escutastes, diz o SENHOR!"

Por isso quem tem ouvido para ouvir, ouça."

Passamos então a aplicar essa verdade.

1.A Bíblia está condenando o seu pecado? 

"Hoje, se ouvirdes sua voz, não endureçais os vossos corações." Não espere mais, não negligencie mais! Busque Cristo pois dEle está escrito, "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça."

2. A Bíblia está ensinando uma verdade, para você? 

"Hoje,se ouvirdes sua voz, não endureçais os vossos corações". Deus não promete que falará contigo amanhã. Deus não promete que mostrará o caminho uma segunda vez. Portanto, "Quem tem ouvido para ouvir, ouça" agora!

3. Está convicto dos seus pecados, hoje? 

Está confuso sobre a situação da sua alma perante Cristo, hoje? Amanhã pode ser tarde demais. Talvez você não estará aqui amanhã. Talvez o mundo não estará aqui. Por isso está escrito, " Hoje se ouvirdes sua voz, não endureçais os vossos corações". "Vinde a mim", Cristo diz "todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei."
Para finalizar, pergunto: Por que não está ouvindo e obedecendo como deveria? Qualquer razão que seja, tira-a e comece a obedecer o mandamento de Cristo: 

"QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, OUÇA."

(DAVID GARDNER)











quinta-feira, 17 de maio de 2012

A CEGUEIRA DA ALMA


"Sua janela esta suja? 

Havia uma mulher que adorava cuidar da vida dos outros e chamava seu marido pra ver os lençóis do varal da vizinha.

-Olha lá querido como estão sujos encardidos, ela nem lava direito.

O marido ficava em silencio.No outro dia a mesma coisa,falava mal dos lençóis da vizinha e das roupas brancas.
Um dia ela olhou e até esfregou os olhos e não acreditou no que via, comentou : 

- Milagre, a vizinha enfim aprendeu a lavar as suas roupas.

O marido respirou fundo e disse:

- Nada disso, é que eu limpei a janela aqui de casa que estavam super sujas!"


E você? Como estão as suas janelas?

Existem dois tipos de cegueira espiritual, aquela em que a pessoa se julga mais ou melhor do que as outras pessoas.
E a outra é aquelas que ainda não conheceram a verdade, e estão iludidas com as "vitrines" da vida.

No exemplo acima a mulher julgava a sua vizinha, dizendo que ela não sabia lavar as roupas e os lençóis. Quando na verdade era a sua janela que estava suja.

Na Bíblia temos a Parábola do Fariseu e do Publicano, esta parábola fala sobre pessoas( no caso os fariseus) que confiam em si mesmo, por se considerarem justos, e desprezavam os outros:

"Dois homens subiram ao templo como o propósito de orar: um, fariseu, e o outro , publicano. O fariseu, posto em pé , orava de si para si mesmo, desta foram: "Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. Mas o publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu,mas batia no peito, dizendo: "Deus, tem misericórdia de mim,pois pecador!
Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Poia quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado."

(Lucas 18,9-14)



No livro de Mateus diz:

" A  candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo seu corpo terá luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas.Portanto,se a luz que está dentro de vocês são trevas , que tremendas" 

(Mateus 6,22)

Este versículo toca profundamente o meu coração, pois quantas pessoas dizem não julgar ou não pecar, mas muitas vezes julgam com o olhar. 
Somos muito rápidos em julgar.

Mas não devemos esquecer que o homem vê a aparência, mas Deus vê o coração.

Graça e Paz!